A minha taxa metabólica de repouso é 25% maior do que o esperado!

blog Zerovinteum por Dani Germano | Calorimetria Indireta
blog Zerovinteum | Calorimetria Indireta

Há uns dias fiz o exame mais preciso de medição do metabolismo energético em repouso, a Calorimetria Indireta, que é um serviço oferecido pela Esportiva - Nutrição para quem se movimenta, das nutris Thamires Mota e Marina Capella, além das consultas, e que me deixou ferozmente feliz e cheia de vontade de me dedicar para valer ao meu plano alimentar. A maioria das pessoas têm dúvidas sobre o próprio metabolismo, então, saber exatamente quanto o organismo queima em calorias é importantíssimo para um plano alimentar certeiro!

A Calorimetria Indireta é um exame utilizado para medir a taxa metabólica de repouso. O organismo consome uma quantidade fixa de oxigênio por cada caloria oxidada. Pela diferença entre a quantidade de oxigênio no art inspirado e expirado, o aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está queimando naquele momento. Cada pessoa tem a sua própria taxa metabólica de repouso, por isso, duas pessoas com a mesma idade, do mesmo sexo, com o mesmo peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes. 

Metabolismo energético se refere à forma com que o corpo gasta energia. A taxa metabólica de repouso representa em torno de 70% do gasto energético total e se refere às calorias gastas pelo corpo para manutenção das funções básicas no repouso, como os batimentos cardíacos, respiração e controle da temperatura corporal. O restante do gasto energético provém das calorias gastas na digestão dos alimentos, aproximadamente 10%, e com a atividade física diária, neste caso, um percentual bem variável.

Como já disse, a maioria das pessoas têm dúvidas sobre o seu metabolismo. Saber o quanto o seu organismo realmente queima em calorias, se ele está mais lento ou mais rápido em relação a média pode ser muito estimulante e motivador, afinal, é possível fazer medidas para aumentar o metabolismo, ou seja, aumentar a queima, e/ou diminuir a ingestão de calorias na medida exata. 

O acompanhamento com medição da taxa metabólica basal direciona o plano alimentar de maneira muito mais personalizada e, sem dúvidas, melhora o resultado final, afinal, sabendo exatamente o valor da taxa metabólica de repouso é possível direcionar de modo certeiro o plano alimentar.

O exame foi realizado no consultório, durou uns vinte minutos e bastou que eu ficasse em repouso, num ambiente calmo e completamente relaxada. Como o consumo de alimentos, atividade física intensa, situações estressantes e uso de estimulantes podem elevar o metabolismo, fiquei as três horas que antecederam o exame em jejum, bebendo apenas água e o treino ficou para a noite.

A taxa metabólica de repouso obtida no exame é comparada com a taxa metabólica que seria esperada para uma pessoa de mesmo sexo, idade, peso e altura. A variação de até 10% para mais ou para menos é considerada normal, mas acabei descobrindo que posso controlar a massa corporal com muita facilidade, já que o meu metabolismo basal é bem acelerado e 25% maior do que seria esperado para uma mulher com o meu perfil. 

A minha taxa metabólica de repouso é 1909,0 KCal/dia e, de acordo com o responsável técnico, Dr. Bruno Moulin de Andrade, isso significa dizer que 1909,0 KCal/dia é o meu gasto mínimo, ou seja, eu nunca gasto menos que 1909,0 KCal em um dia, mas como eu não passo o dia todo em repouso, pratico corrida quatro vezes na semana, virei melhor amiga do treinamento funcional e me esforço para ter uma boa relação com a musculação, o meu gasto energético diário é de quase 3000,0 KCal/dia! 

blog Zerovinteum | Calorimetria Indireta

Para marcar o exame ou para mais informações, entre em contato através do email atendimento@esportiva.ntr.br ou pelo WhatsApp (21) 99474 6601 ou (21) 97928 2119.


Dani GermanoComment