Cinco coisas que eu sempre faço antes de encarar #vinteum quilômetros

Mesmo depois de mais de vinte corridas de rua, eu ainda fico nervosa antes de qualquer prova, principalmente se forem #vinteum quilômetros. Depois da minha primeira - e única! - lesão, eu sempre fico enlouquecida com os lugares em que já senti algum certo incômodo e, claro, com o meu pezinho, como vocês sabem, já muito amado por uma fascite plantar. Começo a ficar preocupada com o clima. Será que vai fazer um calor insuportável? Posso mesmo torcer para chover? Eu começo a calcular por quantos quilômetros usei o meu tênis preferido e se ele não está ferozmente desgastado para me acompanhar nos próximos #vinteum. Talvez, o que mais vier a sua cabeça possa ser motivo suficiente para me fazer surtar. Aos poucos e ao longo dos meus três #vinteum quilômetros, de um jeito meio torto, tenho aprendido a dar importância às coisas que eu posso controlar - tenham certeza de que continuarei aprendendo a cada corrida. Então, achei interessante fazer uma pequena lista com as cinco coisas que eu costumo fazer na semana que antecede os próximos #vinteum quilômetros para me ajudar a manter a calma e a acreditar no treinamento que me fez chegar até o dia da prova. 


#1 // Dormir, dormir, acordar cedo e dormir

 

O sono ou a falta do dito cujo é algo que realmente me afeta. Eu definitivamente não funciono com sono e, acredito, que você também. Estaremos prestes a colocar o nosso corpo para funcionar ao longo de #vinteum quilômetros e o mínimo que devemos fazer é dormir bem. Eu durmo o máximo possível na semana que antecede o dia da corrida, mas isso não significa que eu acorde tarde, pelo contrário, eu acordo cedo, todos os dias, para seguir domesticando o meu corpo a funcionar no início do dia - sem escapulidas e treinos ao final do dia.  


#2 // Restore, liberação miofascial e gelo

Se treinamos bem, provavelmente, colocamos o nosso corpo sob muito estresse nas últimas semanas de treinos. A semana antes de uma corrida é para descansar e, sim, devemos tratar os dias de descanso com a mesma importância que damos aos dias de treinamento. No dia da corrida, precisamos estar dispostas e, inclusive, em sintonia com a nossa caixola - acredito que nada seja pior que o cansaço mental! Liberação miofascial - estou escrevendo um post só sobre isso! - e gelo são as melhores maneiras de deixar o quadril solto, as pernas mais flexíveis e os músculos recuperados para que estejam cem porcento. 


#3 // Carbload - sem excesso! E água!

Não precisamos comer um quilo de massa nas horas que antecedem uma corrida dizendo a nós mesmos: “Precisamos de carboidratos!”. Na verdade, não precisamos de um jantar estilo ceia de Natal ou casa da avó para correr #vinteum quilômetros no dia seguinte. Você já correu longa distância depois de jantar em um rodízio de pizza? Provavelmente não. Sem excesso, arroz integral, massa integral, quinoa e frutas frescas são minhas maneiras preferidas de carbload. Também é importantíssimo se hidratar da melhor maneira possível durante a semana que antecede a corrida. Viciada em água que sou, recentemente, li um artigo sobre alguns sinais incomuns de desidratação que incluiu algumas maneiras de verificar a desitradação e adotei uma delas: bebo mais água quando percebo que o meu xixi está bem amarelado!


#4 // Pre-pa-ra

Sou apressada e já gosto de deixar bem definido o que usarei no dia da corrida. Separo tudo o que vou levar no cinto, vejo os produtos que não posso deixar de usar - já viu o post sobre a Safe Runners? - reparo se o relógio vai estar com bateria até o dai da prova, busco a certeza de que escolhi a roupa apropriada para as previsões do tempo para o dia da corrida e compro o que irei consumir durante os #vinteum. 


#5 // Relax

O Netflix vai virar o meu melhor amigo, vou fazer as unhas, colocar uma máscara no rosto - sei lá, qualquer coisa que eu não tive tempo de fazer nos fins de semana desde quando eu passei a ter uma corrida longa marcada para sábado de manhã. Treinamos para isso! Ganhamos esse dia de descanso, agora tudo o que nos resta é confiar nos nossos treinos e relaxar.


Boa sorte para todas as corredoras da NikeWomen Victory Tour!

Espero ver todas por lá!

Dani GermanoComment