Brasileirando em Bue com Brasileiros em Buenos #1

 River Plate :: Monumental :: Quando que um temporal poderia estragar um passeio desse, bicho? Nunca, pelo contrário, deixou ainda mais intenso! 🖤

River Plate :: Monumental :: Quando que um temporal poderia estragar um passeio desse, bicho? Nunca, pelo contrário, deixou ainda mais intenso! 🖤

 Boca Junior :: La Bombonera

Boca Junior :: La Bombonera

 Boca Junior :: La Bombonera

Boca Junior :: La Bombonera

 Boca Junior :: La Bombonera

Boca Junior :: La Bombonera

 River Plate :: Monumental

River Plate :: Monumental

 River Plate :: Monumental

River Plate :: Monumental

Sempre que entro no avião com destino ao País dos hermanos – que ainda preciso conhecer e descobrir loucamente – rola uma insegurança do tipo: “será que ainda vai ser tão incrível?” Eu nem sei o que seria de mim sem toda essa paixão que sinto por uma cidade que não é minha, mas que permite que eu me sinta parte muito importante dela. Bue ainda consegue ser capaz de fazer com que eu me reinvente todas as vezes que vou pra lá e quem chega pertinho de mim a cada fim de novembro – tem dois novembros que Bue é nosso destino certeiro – percebe que estou transbordando um turbilhão de sentimentos bons. Bue é daqueles lugares mais especiais do planeta.

A cada ida também tenho tido a oportunidade de descobrir uma quantidade incrível de pessoas que vão viver em busca dos seus sonhos em español e ponto. A Brasileiros na Argentina, segunda empresa do Grupo Brasileiros pelo Mundo, que também é detentor da empresa Brasileiros no Uruguai, fundada em 2013 e que hoje é referência sobre o Uruguai para brasileiros. A Brasileiros na Argentina tem como principal objetivo orientar o brasileiro que vai à Argentina à turismo ou para viver no País – quem sabe essa não seja a “cena do próximo capítulo”?! –, oferecendo informações atualizadas e dicas importantes que facilitam muito a vida do viajante.

Eu gosto mesmo é de viver cada segundo da viagem como uma local e uma das poucas coisas que ainda não tinha feito por Bue era decidir se torço para o Boca ou para o River e o futbol experience com a Brasileiros na Argentina foi uma experiência pra lá de certeira, afinal, Bue também é a capital da paixão pelo futebol na Argentina. Não é a toa que Buenos Aires é a cidade com mais estádios de futebol no mundo, né?! Todos os fins de semana as ruas e as arquibancadas enchem com as torcidas e rituais. Quando o jogo é entre Boca e River a cidade para – mesmo! –, inclusive, este “Fla-Flu” foi eleito como o clássico mais importante do mundo!

Qualquer apaixonado por futebol deveria saber que o estádio do River já foi bem próximo ao estádio do Boca, que a maior goleada entre os dois times aconteceu em 1928 quando o Boca ganhou de 6 a 0, que o Boca já jogou como "local" no estádio do River e que a única final entre os times aconteceu há mais de quarenta anos. 

A Brasileiros na Argentina trabalha fomentando parcerias e associações com empresas argentinas para oferecer um serviço diferenciados aos seus clientes, então, o ponto de encontro foi numa agência de turismo localizada na famosíssima Calle Florida no Centro. 

As rivalidades de Buenos Aires costumam surgir pela proximidade entre dois clubes, alguns pertencem ao mesmo bairro ou são de bairros vizinhos. A rixa entre boquenses e riverplatenses surgiu assim, com os dois lutando pelo valor de melhor representante do bairro de La Boca, onde ambos foram fundados. O River, depois de alguns anos, precisou mudar de casa, até se encontrar em Belgrano – esse bairro é muito gostoso. pre-ci-sa ser desvendado! – na década de 1920.

Belgrano fica no norte da capital e La Boca ao sul – o que faz o tour ficar ainda mais interessante, já que o caminho entre os estádios é como cruzar a cidade, apesar da distância que separa os dois bairros, o fato só acirrou a rivalidade: os moradores de La Boca, um bairro humilde e operário, não perdoaram o fato de o River ter se mudado para um bairro nobre, sendo adotado pela alta sociedade portenha. A disputa, então, passou a ganhar contornos de “povo versus elite”, o que rola até hoje, apesar de os dois clubes terem se espalhado bastante entre todos as classes sociais.

O roteiro inclui ingresso para os museus e tour guiado dentro de um deles e encanta qualquer amante de esportes! Vale muito visitar os dois estádios e sentir as diferenças – o quanto um é muito grandioso e o outro capaz de encantar por sua arquitetura e cores vibrantes – ou por ser capaz de roubar boas risadas ao saber que os pulos na arquibancada fazem o vestiário visitante vibrar! 


Dani Germano1 Comment